Enfrentar e Vencer os Novos Desafios
Caros Borbenses,
Candidato-me a este cargo, pelo enorme gosto que tenho pela minha Terra, pelo meu sentido de responsabilidade, grande espírito de iniciativa, com enorme vontade em participar ativamente no bem-estar da Comunidade, e também por todo o apoio manifestado pelos meus colegas da Assembleia Municipal e pelos diversos membros do MUB.
A Assembleia deve estar perto da Comunidade, ter iniciativa própria. Para tal, reunimos uma Equipa unida com o propósito de servir a população do Concelho de Borba. Considero a Equipa do MUB exigente, dedicada, com muita qualidade e com enorme disposição para trabalhar com rigor, honestidade e humildade para os Borbenses. Vamos continuar a trabalhar em prol da população do nosso Concelho, com dedicação e empenho à nossa Terra, acreditando que é possível fazer diferente e melhor.
Queremos continuar o bom trabalho feito até aqui e continuar as atividades desenvolvidas, com grande vontade de aperfeiçoar o trabalho efetuado até ao presente. Gostaríamos de ter maioritariamente, outra vez, os Borbenses do nosso lado para evitar a tomada de decisões políticas sem a garantia da sustentabilidade do Município.
No sentido de tentar obviar todas as incertezas, ou atitudes mais controversas que serão aproveitadas no pior sentido pelos nossos antagonistas, é importante termos atenção, cuidado e clareza a delinear os nossos objetivos. Teremos também especial atenção em ajustá-los com os tempos que correm e não ficarmos cristalizados no passado.
A Assembleia Municipal, cujas competências, regime e funcionamento estão definidas com alguma amplitude na lei, designadamente na Lei n.º 75/2013, acompanha e fiscaliza a atividade da Câmara Municipal.
A Assembleia Municipal de Borba é o órgão representativo do Município de Borba, dotado de poderes deliberativos e visa a prossecução e salvaguarda dos interesses próprios da população respetiva.
» A Assembleia Municipal constitui a verdadeira “casa da democracia” do Concelho de Borba, assim propomos:
- Introdução na Ordem do Dia das sessões, sempre que possível, temas de relevância para o Concelho e para os Borbenses, alertando para os problemas que existem e promovendo soluções de futuro. Pretendemos criar um envolvimento efetivo de toda a Comunidade. Principais Temas:
- Turismo – Projeção e Promoção do Concelho;
- Agricultura e Desenvolvimento Regional;
- Proteção Civil / Conselho Segurança / Apoio e Inclusão Social;
- Água – Infraestruturas de abastecimento e saneamento, Reservatórios, Reutilização, Sensibilização;
- Associativismo – Sensibilizar uma maior participação dos jovens na comunidade.
- Criação de Comissões ou grupos de trabalho constituídas por deputados municipais de todas as forças políticas, com representação na Assembleia Municipal sobre assuntos específicos (desenvolvimento económico; comércio local; emprego; turismo; inclusão social; ambiente e ecologia, entre outros temas relevantes para o bem-estar da população) para discussão de propostas em Assembleia e recomendações ao Executivo da Câmara Municipal.
- Daremos especial relevância, em apoiar e incentivar a participação dos Borbenses nas sessões da Assembleia;
- Abertura do Gabinete da Assembleia Municipal ao público, para ouvir os cidadãos que assim o desejem, e levar esses assuntos ao conhecimento do Executivo e discussão na Assembleia Municipal seguinte.
- Com vista a motivar, desenvolver e despertar o interesse pela política nos mais jovens e a incentivar uma cidadania ativa e responsável, propomos continuar a organizar em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Borba a “Assembleia Municipal Jovem”. Realizar-se-á uma simulação de uma sessão de Assembleia Municipal, uma vez por ano, dirigida pelos próprios jovens estudantes do Concelho de Borba. Valorizando deste modo, a sua participação e aproximando-os dos eleitos locais, realçando a importância do seu contributo para a resolução de problemas de âmbito local, dando-lhes voz junto dos órgãos municipais.
- Perante a incerteza que o futuro reserva à humanidade e particularmente aos Borbenses, iremos trabalhar, incentivar e unir todos os eleitos para fazer face aos múltiplos e graves problemas que se avizinham na pós pandemia.
Para nós, Borba e os Borbenses estão em primeiro lugar! Vamos Enfrentar e Vencer os Novos Desafios!